Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

Inscrição no Centro de Emprego: Como, Onde, Prazos e Documentos que precisa!

É importante perceber tudo o que precisa para se inscrever no centro de emprego, quais os prazos, onde fazer e documentos necessários.

 

Se procura trabalho deve fazer já a inscrição no centro de emprego. A inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)  permite-lhe aceder a outros serviços, disponíveis para desempregados, como para quem iniciou agora o trabalho.

 

ONDE DEVE FAZER A INSCRIÇÃO NO CENTRO DE EMPREGO?

 

Pode fazer a inscrição online, através do site IEFP, mas é melhor dirigir-se ao centro de emprego da sua área de residência.

 

como-inscrever-no-centro-de-emprego.jpg

 

QUE DOCUMENTOS PRECISA PARA INSCRIÇÃO NO CENTRO DE EMPREGO?

 

- Apresentar o documento de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão, Cartão de Beneficiário da Segurança Social e Número de Identificação Fiscal – o cartão de contribuinte – no caso de cidadãos nacionais;

- Passaporte ou bilhete de identidade estrangeiro, caso se tratem de cidadãos oriundos de um dos Estados- Membro da União Europeia – UE; ou autorização de permanência em território nacional, para cidadãos provenientes de países externos à UE);

 

DEVE TER TAMBÉM:

- 16 anos de idade ou mais;

- Escolaridade obrigatória completa;

- Estar disponível para aceitar um emprego, de acordo com o seu perfil profissional;

- Capacidade comprovada para exercer uma atividade profissional.

 

PARA QUE SERVE A INSCRIÇÃO NO CENTRO DE EMPREGO?

 

A inscrição no Centro de Emprego permite-lhe encontrar trabalho mais rápido e aceder  a diversos serviços, tais como:

Cursos de formação; Programas e medidas de apoio ao emprego; Informação sobre o mercado de trabalho ou dicas para procurar emprego; Informação sobre os mecanismos de proteção social em caso de desemprego (como o subsidio de desemprego ou outros); Acesso a ofertas de emprego; Divulgação do seu Curriculum Vitae (CV) junto de recrutadores.

 

PRAZOS PARA INSCRIÇÃO NO CENTRO DE EMPREGO

Para quem está a começar não tem qualquer prazo, mas quanto mais cedo melhor. Para quem ficou desempregado deve fazer a inscrição no Centro de Emprego assim que possível, para que possa requerer o subsídio de desemprego.

 

A inscrição é muito simples e não tem nada a perder. O centro de emprego não garante emprego, mas há muita coisa que pode aproveitar neste tipo de serviço, nomeadamente as ofertas de emprego constantes que costumam surgir.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.