Como verificar o óleo do motor e ar/pressão dos pneus
Como verificar o óleo do motor ou o ar dos pneus é algo que se deve fazer com alguma frequência, para evitar visitas inesperadas no mecânico.
O motor é considerado o coração do automóvel e os pneus a sua base para que tenha uma condução estável. Por estes mesmos motivos é que requerem uma atenção especial.
Hoje vamos escrever exactamente sobre isso: “Como verificar o óleo do motor e ar dos pneus”
Em primeiro lugar, para fazer a medição dos níveis de óleo do seu carro é preciso ter atenção alguns aspectos, para que não faça de forma errada. Como é que isso é possível? Pode perfeitamente achar que o óleo tem bons níveis e passado um ou dois dias verifica que afinal está no seu limite.
Aqui ficam as dicas de como verificar o óleo do motor:
1) Atenção! Não verifique o óleo após estacionar o carro, deixe-o desligado durante meia hora ou mais, para que o óleo desça ao nível que efectivamente se encontra;
2) Abra o capot do carro e retire a vareta do óleo;
3) Limpe a vareta com um pano velho e seco e volte a colocar a vareta no mesmo sítio;
4) Retire mais uma vez a vareta e agora sim meça o seu nível (normalmente na ponta da vareta aparece escrito o mínimo e máximo, sendo que o nível do óleo deve estar quase sempre no máximo)
No entanto, tal como falamos no início a pressão de ar nos pneus também é algo extremamente importante, não só porque pode estar a gastar mais combustível do que o desejado, como pode estar a colocar em causa a sua segurança.
Como verificar o ar dos pneus:
1) Em primeiro lugar verifique se os pneus estão frios. O seu carro não pode ter andado mais de 2 quilómetros, senão o ar expande-se no pneu e não apresenta a pressão certa do momento;
2) Verifique sempre a pressão de ar ideal para o seu carro segundo o fabricante (Ver manual caso seja necessário);
3) Coloque na máquina de ar o valor da pressão que pretende colocar no pneu;
4) Desenrosque a válvula que se encontra nos pneus e coloque o medidor. Assim que a máquina apitar, retire o medidor da válvula;
5) Repita novamente o processo para garantir que a pressão está correcta;
6) Recoloque a tampa da válvula.
Voltamos a frizar que verificar o óleo do motor e a pressão de ar dos pneus é algo muito importante. Por isso, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.