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Como e onde renovar o cartão de cidadão

Como e onde renovar o cartão de cidadão é uma questão levantada por muitos cidadãos.

 

Vamos então clarificar esta questão, o cartão de cidadão tem a validade de cinco anos e é exigido aos cidadãos de nacionalidade portuguesa e brasileiros ao abrigo do Tratado de Porto Seguro e com título de residência válido. Onde renovar o cartão de cidadão? É muito simples, é possível fazê-lo em balcões de atendimento do IRN (Instituto dos Registos e Notariado) e em posto de Consolares Portugueses.

 

como-e-onde-renovar-o-cartao-de-cidadao.1.jpg

 

Antes de ir para os balcões IRN é preciso levar alguma documentação relevante, como o seu cartão de cidadão antigo e um título de residência válido para os cidadãos ao abrigo do Tratado de Porto Seguro. Esta renovação do cartão de cidadão requer um custo mediante a situação:

 

1) Pedido normal com entrega em território nacional: 15€

2) Pedido normal com entrega no estrangeiro: 20€

3) Pedido urgente: 30€

4) Pedido urgente com entrega no estrangeiro: 45€

5) Pedido urgente com entrega no próprio dia do pedido ou no prazo de um dia, com levantamento no balcão do IRN, em Lisboa: 35€

6) Pedido de realização de serviço externo: 40€ (acresce às taxas de substituição do cartão apenas válido para pedidos normais e urgentes).

 

como-renovar-cartao-cidadao.jpg

 

 

Como renovar o cartão de cidadão?

 

Esta é uma questão muito importante, o cartão de cidadão pode ser renovado sim em determinadas situações como:

- Perda ou roubo;

- Perda da carta com o PIN

- Perda de validade (Atenção! Deve renovar com uma antecedência de 6 meses)

- Alteração de dados no cartão (Apelido, Filiação, Nacionalidade, Sexo, Fotografia, Assinatura)

 

Outro aspecto que deve ter em conta, se o titular do cartão de cidadão for menor de 12 anos, deve fazer-se acompanhar por um representante legal ou um terceiro autorizado pelo representante legal devidamente identificado com o Cartão de cidadão, título de residência ou documento de inscrição no Consulado.