Certificados de Reforma: Benefícios Fiscais e Como Aderir
Os certificados de reforma do Estado são lançados pelo Governo de forma a completar a reforma dos portugueses.
Podem também ser chamados de Plano Poupança Reforma público ou certificados de reforma da Segurança Social.
Como funcionam os certificados de reforma?
A adesão é facultativa e representam unidades de participação de um fundo de capitalização público. Podem participar os trabalhadores que pretendam criar um complemento da reforma ou poupança. Para isso terá de fazer um desconto adicional do salário ao longo da vida ativa.
Quanto descontar para os certificados de reforma?
O valor a descontar varia consoante a idade e até aos 50 anos, o trabalhador desconta todos os meses (14, porque inclui os subsídios) entre 2% e 4%; A partir dos 50 anos, o desconto sobe para 6% da remuneração média anual.
Há deduções de IRS com os certificados de reforma?
Passam a existir a partir de 2017. Os benefícios fiscais dos certificados de reforma são semelhantes aos benefícios fiscais com o Plano Poupança Reforma privados que são 350€ para maiors de 35 anos e 400€ para menores de 35 anos.
Como usufruir dos certificados de reforma?
A verdade é que enquanto trabalha vai descontar mais, mas quando deixar a vida ativa também vai receber mais todos os meses com a reforma. Mas existem outras hipóteses como o resgate do valor total acumulado ou transferência para os planos dos filhetos ou cônjuge.
Como aderir aos certificados de reforma?
Deve preencher um formulário próprio e para isso deve dirigir-se a qualquer serviço de atendimento da Segurança Social, por telefone ou através da sessão no portal Segurança Social Direta.