Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

N Dicas

Se são dicas passa pelo N Dicas!

N Dicas

Se são dicas passa pelo N Dicas!

  • Como verificar o óleo do motor e ar/pressão dos pneus

    Como verificar o óleo do motor ou o ar dos pneus é algo que se deve fazer com alguma frequência, para evitar visitas inesperadas no mecânico.

     

    O motor é considerado o coração do automóvel e os pneus a sua base para que tenha uma condução estável. Por estes mesmos motivos é que requerem uma atenção especial.

     

    como-verificar-oleo-do-motor.jpg

     

    Hoje vamos escrever exactamente sobre isso: “Como verificar o óleo do motor e ar dos pneus”

     

    Em primeiro lugar, para fazer a medição dos níveis de óleo do seu carro é preciso ter atenção alguns aspectos, para que não faça de forma errada. Como é que isso é possível? Pode perfeitamente achar que o óleo tem bons níveis e passado um ou dois dias verifica que afinal está no seu limite.

     

    Aqui ficam as dicas de como verificar o óleo do motor:

    1) Atenção! Não verifique o óleo após estacionar o carro, deixe-o desligado durante meia hora ou mais, para que o óleo desça ao nível que efectivamente se encontra;

    2) Abra o capot do carro e retire a vareta do óleo;

    3) Limpe a vareta com um pano velho e seco e volte a colocar a vareta no mesmo sítio;

    4) Retire mais uma vez a vareta e agora sim meça o seu nível (normalmente na ponta da vareta aparece escrito o mínimo e máximo, sendo que o nível do óleo deve estar quase sempre no máximo)

     

    No entanto, tal como falamos no início a pressão de ar nos pneus também é algo extremamente importante, não só porque pode estar a gastar mais combustível do que o desejado, como pode estar a colocar em causa a sua segurança.

     

    Como verificar o ar dos pneus:

    1) Em primeiro lugar verifique se os pneus estão frios. O seu carro não pode ter andado mais de 2 quilómetros, senão o ar expande-se no pneu e não apresenta a pressão certa do momento;

    2) Verifique sempre a pressão de ar ideal para o seu carro segundo o fabricante (Ver manual caso seja necessário);

    3) Coloque na máquina de ar o valor da pressão que pretende colocar no pneu;

    4) Desenrosque a válvula que se encontra nos pneus e coloque o medidor. Assim que a máquina apitar, retire o medidor da válvula;

    5) Repita novamente o processo para garantir que a pressão está correcta;

    6) Recoloque a tampa da válvula.

     

    Voltamos a frizar que verificar o óleo do motor e a pressão de ar dos pneus é algo muito importante. Por isso, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

     

    verificar-pressao-de-ar-nos-pneus.jpg